Um breve ensaio sobre avanços em Inteligência Artificial e na robótica

 O Futuro dos Robôs: Inimigos ou Aliados?

Desde "O Exterminador do Futuro" até "Black Mirror", as obras audiovisuais frequentemente nos mostram um futuro sombrio com robôs. Rebelião, apocalipse e até a extinção da humanidade são temas recorrentes. Mas será que isso realmente pode acontecer no futuro?

Mostrar Índice

A Pergunta que Não Quer Calar

Por que os robôs iriam querer fazer isso se somos seus criadores? Bom, a humanidade dá alguns péssimos exemplos. Está tudo aí na internet. Basta uma breve pesquisa: poluição, desmatamento, guerras, extinção de outras espécies, e por aí vai.

Nossos Queridinhos de Metal

Brincadeira. Os robôs são nossos queridinhos. A humanidade criou máquinas para quase tudo neste mundo, e estamos criando cada vez mais. Se algum dia uma inteligência artificial desenvolver uma reprovação ao que os fazem e der uma olhadinha na internet...

Você será substituído por uma IA?

Não. Calma, você não será! Mas se você não buscar formas de usar a IA a seu favor, muito provavelmente será substituído por alguém que aprendeu a usar IA. Fique esperto.

A história da humanidade está cheia de revoluções como essa que estamos vivendo hoje com os avanços da IA. Por exemplo, a revolução das máquinas: disseram que iria acabar com os empregos braçais, e aí? Acabou?

Os robôs com IA serão nossos decentes que irão colonizar outros mundos

(imagem: Leonardo AI) 

A humanidade pode tomar um rumo diferente com as máquinas, um futuro muito bom, os robôs poderão cooperar (já estão cooperando) conosco.

Eles tornam nossos dias mais práticos, ajudam a salvar vidas e melhoraram muito nossas vidas. É (quase) certo dizer que eles colaboram conosco para um futuro melhor.

Com a contribuição deles, talvez a humanidade possa alcançar os "novos anos dourados" de sua existência, onde robôs e humanos trabalham juntos por um mundo melhor para ambos.

Atualmente, existem planos muito ambiciosos para criar máquinas que se replicam sozinhas, robôs que criam outros robôs.

Assim, eles podem se espalhar pelo universo muito mais rápido do que os humanos, podendo até preparar locais para que nós possamos habitar com mais segurança, aumentando nossas chances de sobrevivência em outros mundos.

Caminhando Lado a Lado

Homem e máquina podem caminhar lado a lado e cooperar para levar nossa espécie adiante. Talvez, daqui a 300 anos, os robôs serão a única forma de "vida" do outro lado da galáxia. Eles podem ser os sucessores da humanidade. Em um futuro, talvez não muito distante, robôs com inteligência artificial muito sofisticada podem ser os últimos remanescentes do que um dia foi a humanidade.

Barra de Progresso
Reações com Emojis

Postar um comentário

0 Comentários