Neste post vou ensinar o passo a passo para inserir um índice em publicações já existentes no Blogger.
Esse tutorial vai servir para você melhorar os posts que você já fez no blog mas estão sem esta função. Com esse tutorial você vai adicionar ao seu Post um índice como o da seguinte imagem:
- Vantagens de Usar Índice nas Publicações do Blogger
- Passo a passo para colocar o índice em seu post
- Solução de problemas
Vantagens de Usar Índice nas Publicações do Blog
- Melhora a Navegação
- Facilita o acesso rápido às seções específicas, especialmente em textos longos.
- Aprimora a Experiência do Usuário
- O leitor encontra facilmente o que procura, reduzindo a chance de abandono da página.
- SEO Otimizado
- Índices ajudam a estruturar o conteúdo, o que é valorizado por mecanismos de busca, melhorando a classificação do post.
- Aumenta o Tempo de Permanência
- Com uma navegação clara, os leitores passam mais tempo na página, explorando várias seções.
- Facilita a Leitura em Dispositivos Móveis
- Em telas pequenas, como smartphones, um índice permite a navegação direta, sem necessidade de rolar longamente o conteúdo.
- Organização Profissional
- Um post com índice transmite uma imagem mais organizada e profissional, o que pode aumentar a credibilidade do blog.
- Estimula o Compartilhamento
- Leitores satisfeitos com a experiência têm maior probabilidade de compartilhar o conteúdo.
Passo a passo para colocar o índice em seu post
Antes do tutorial, vou explicar por que você deve fazer isso usando o código HTML e não o texto normal do post. Se você apenas copiar o texto e pedir para o ChatGPT refazer o post com índice, a formatação existente será perdida, e você terá que refazer tudo manualmente, incluindo as imagens, links e textos em negrito.
Utilizando o código HTML, a formatação, o layout e as imagens existentes no post serão preservadas.
Dito isso, vá ao post que deseja editar e Adicione o texto "Índice do Post" na parte onde você quer que fique o índice. Logo após mude para o modo de visualização para o "modo HTML". Copie o código.
Pode ser que você encontre dificuldade para copiar no celular, para resolver basta alterar para o modo "computador" no Chrome, para realizar a cópia corretamente.
Após isso, Copie a seguinte prompt e dê o comando no chat GPT: Inclua um "Índice do Post" no local indicado no texto. O índice deve incluir os títulos das seções do post e links correspondentes para cada seção.
O índice deve ter o título 'Índice do Post', com a cor #ff672b. Use bullet points Para demarcar itens no índice. Por favor, não altere o texto mantenha o texto original sem alterações. Mantenha o tipo HTML semântico compatível com o modo Texto do Blogger:
Nota: Você pode alterar a cor do índice ao alterar a parte "#ff672b" na prompt. Sugiro que use a sua logo cor ou cor padrão do seu blog.
Para copiar o código da sua logo cor, busque por "Seletor de cores" no Google, selecione o código e substitua o código da Prompt para o seu.
Quando o ChatGPT terminar, copie o código gerado e volte ao Blogger.
Substitua o código HTML da publicação pelo que você copiou do chat GPT.
Solução de problemas
Às vezes, o ChatGPT pode gerar o código com erros, e o índice pode não funcionar corretamente. Por isso, sugiro que você teste o índice para garantir que ele esteja funcionando como esperado. Para corrigir, basta solicitar que o Chat-GPT corrija o índice.
Você pode personalizar o índice da forma que preferir, alternando as cores e o tamanho e o texto exibido. Mas evite mexer nos espaços em branco próximos ao índice. Alterações nesses espaços podem quebrar o funcionamento do índice.
Se você quiser mais dicas interessantes sobre blogs, Inscreva-se no nosso canal no YouTube e siga nossa página no Pinterest.
O que você achou?